Xistab: Deixar de fumar em 5 dias
Parabéns por tomar a decisão de deixar de fumar! Com Xistab® (citisiniclina), um medicamento simples de tomar, você pode alcançar o seu objetivo em apenas 5 dias. Comprovado cientificamente, Xistab oferece 3x mais hipóteses de sucesso do que tentar parar sozinho, segundo o Laboratório Medinfar – Produtos Farmacêuticos, SA, empresa titular da autorização de introdução no mercado em Portugal.
O que é Xistab® e como funciona?
Sobre Xistab®
Xistab® é um medicamento que ajuda na cessação tabágica e redução do desejo de nicotina em fumadores dispostos a parar de fumar. O Xistab® cujo princípio ativo é o alcalóide vegetal citisiniclina, permite uma redução gradual da dependência de nicotina e alívia os sintomas de abstinência. O objetivo do tratamento é a cessação permanente da utilização de produtos que contêm nicotina. A citisiniclina é um alaclóide botânico com estrutura química semelhante à nicotina, que age nos recetores nicotínicos de acetilcolina. Sua ação é semelhante à da nicotina, mas em geral é mais fraca, competindo com a nicotina pelos mesmos recetores e deslocando gradualmente a nicotina devido à sua ligação mais forte. A citisiniclina previne a ativação total dependente de nicotina do sistema mesolímbico de dopamina e aumenta moderadamente o nível de dopamina no cérebro, aliviando os sintomas centrais da abstinência de nicotina.
O que precisa de saber antes de utilizar Xistab
Xistab® deve ser tomado apenas por pessoas com uma intenção séria de eliminar a
nicotina. A utilização de Xistab® em conjunto com a continuação do tabagismo pode
resultar em efeitos secundários mais graves da nicotina.
Não tomar Xistab
Se tem alergia à citisiniclina (citisina) ou a qualquer outro componente deste medicamento
Se tem angina instável
se tem um histórico recente de enfarte do miocárdio
Se tem arritmia cardíaca clinicamente significativa
Se sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) recentemente
Se está grávida ou a amamentar.
Está nestas condições?
Faça o Tratamento Natural...
Advertências e precauções sobre o Xistab
Xistab® deve ser tomado com precaução em caso de doença cardíaca isquémica, insuficiência cardíaca, hipertensão, feocromocitoma (um tumor da glândula adrenal), aterosclerose (endurecimento das artérias) e outras doenças vasculares periféricas, úlcera gástrica e duodenal, doença do refluxo gastroesofágico, hipertiroidismo (tiroide hiperativa), diabetes, esquizofrenia, insuficiência renal e hepática.
Crianças e adolescentes
Devido à experiência clínica limitada, o medicamento não é recomendado para uso em menores de 18 anos de idade.
População idosa
Devido à experiência clínica limitada, Xistab® não é recomendado em doentes idosos com mais de 65 anos de idade.
Doentes com compromisso renal e hepático
Não existe experiência clínica de Xistab® em pacientes com compromisso renal ou hepático, portanto o medicamento não é recomendado para uso nestes doentes.
Outros medicamentos e Xistab®
Informe o seu médico, farmacêutico, ou outro profissional de saúde se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos. Não use Xistab® com medicamentos para a tuberculose. Em alguns casos, como resultado de parar de fumar com ou sem Xistab®, pode ser necessário um ajuste da dosagem de outros medicamentos. Isto é especialmente importante se usar outros medicamentos que contenham teofilina (para tratar a asma), tacrina (para o Alzheimer), clozapina (para a esquizofrenia) e ropinirol (para tratar a doença de Parkinson). Se não tiver a certeza, fale com o seu médico ou farmacêutico. Atualmente não se sabe se Xistab® pode reduzir a eficácia dos contracetivos hormonais de ação sistémica. Se estiver a tomar contracetivos hormonais de ação sistémica deve adicionar um segundo método contracetivo de barreira (por exemplo, preservativos).
Usar Xistab durante a gravidez e amamentação
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico, farmacêutico, ou outro profissional de saúde antes de tomar este medicamento. Deve usar métodos contracetivos eficazes se for uma mulher em idade fértil. Procure orientações com o seu médico. Xistab é contraindicado durante a gravidez e a amamentação.
Efeitos do Xistab na condução de veículos e utilização de máquinas
Os efeitos de Dextazin sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são nulos.
Parar de fumar e Xistab
Os efeitos das alterações no seu corpo resultantes de parar de fumar, com ou sem tratamento com Xistab, podem alterar a maneira como outros medicamentos agem. Portanto, em alguns casos, pode ser necessário um ajuste da dosagem. Consulte acima “Outros medicamentos e Xistab” para mais informações.
Para algumas pessoas, parar de fumar com ou sem tratamento tem sido associado a um maior risco de sofrer alterações ao nível do pensamento ou comportamento, sentimentos de depressão e ansiedade (raramente incluindo pensamentos suicidas e tentativa de suicídio) e pode estar associado a um agravamento do distúrbio psiquiátrico. Se tem um histórico de transtorno psiquiátrico, fale com o seu médico ou profissional de saúde.
Xistab posologia: como tomar o comprimido?
Como usar?
Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Uma embalagem de Xistab (100 comprimidos) é suficiente para um tratamento completo. A duração do tratamento é de 25 dias. Xistab é de uso oral e deve ser tomado com uma quantidade adequada de água, de acordo com o seguinte esquema.
Qual o esquema de toma do Xistab?
Deverá interromper consumo do tabaco o mais tardar no 5.º dia
O consumo de tabaco deve ser interrompido o mais tardar no 5.º dia de tratamento. O consumo de tabaco não deve ser continuado durante o tratamento, pois pode agravar as reações adversas. Em caso de falha do tratamento, o tratamento deve ser descontinuado e pode ser retomado após 2 a 3 meses. Se tomar mais Xistab do que deveria Os sintomas de intoxicação por nicotina são observados na sobredosagem com Xistab. Os sintomas de sobredosagem incluem mal-estar, náusea, vómitos, frequência cardíaca aumentada, flutuações na pressão arterial, problemas respiratórios, visão turva, convulsões. Se tiver apenas um dos sintomas descritos ou um sintoma não mencionado neste folheto informativo, interrompa o uso de Xistab e contacte seu médico ou farmacêutico. Caso se tenha esquecido de tomar Xistab Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Dextazin Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico, ou profissional de saúde.
Conheça os comentários de ex-fumadores que venceram o vício do tabaco com o Choque na Orelha!
Confira os testemunhos reais dos nossos utentes...
Quais os efeitos secundários do Xistab?
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos indesejáveis, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Esses efeitos secundários podem ocorrer com determinadas frequências, definidas da seguinte forma: Muito frequentes (podem afetar mais de 1 utilizador em 10): alteração no apetite (principalmente aumento), aumento de peso, tonturas, irritabilidade, alterações de humor, ansiedade, aumento da pressão arterial (hipertensão), boca seca, diarreia, erupção cutânea, fadiga, distúrbios do sono (insónia, sonolência, letargia, sonhos anormais, pesadelos), dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca, náusea, alterações de sabor, azia, obstipação, vómitos, dor abdominal (especialmente no abdómen superior), dor muscular. Frequentes (podem afetar mais de 10 utilizadores em 100): dificuldade de concentração, frequência cardíaca lenta, distensão abdominal, ardor na língua, mal-estar. Pouco frequentes (podem afetar de 1 a 10 utilizadores em 1000): sensação de peso na cabeça, diminuição da libido, lacrimejo, dispneia, aumento de expetoração, salivação excessiva, sudorese, diminuição da elasticidade da pele, cansaço, aumento dos níveis da transaminase sérica. A maioria dos efeitos secundários acima ocorre no início do tratamento e desaparece com a sua duração. Estes sintomas também podem ser o resultado de parar de fumar (sintomas de abstinência) e não do tratamento com Xistab. Comunicação de efeitos secundários Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. APROVADO EM 04-07-2024 INFARMED Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através do site: http://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram (preferencialmente) ou através dos seguintes contactos: Direção de Gestão do Risco de Medicamentos Parque da Saúde de Lisboa, Av. Brasil 53 1749- 004 Lisboa Tel: +351 21 798 73 73 Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) E-mail: farmacovigilancia@infarmed.pt Ao comunicar efeitos indesejáveis, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento
Notificação de Efeitos Secundários e Reacções Adversas do Xistab
Qualquer efeito indesejável ou secundário do medicamento Xistab é uma reação á citisiniclina ou citisina que não era esperada ou desejada. Qualquer medicamento pode causar reações adversas. As já conhecidas estão descritas no Resumo das Caraterísticas do Medicamento / Folheto Informativo de cada medicamento.
O Portal RAM no website do Infarmed permite a inserção da reação adversa suspeita do Xistab de forma fácil, acessível e rápida, sem intermediação de terceiros e a que pode aceder através deste link.
Qual o preço do Xistab em Portugal?
Q1. Provavelmente já se perguntou: quanto custa o Xistab?
O comprimido para deixar de fumar Xistab, não está sujeito a receita médica, contudo é de venda exclusiva em farmácias. O preço do medicamento Xistab em Portugal varia entre os 73,78€ e os 99,95€, dependendo da campanha em vigor na farmácia fisica ou online. Assim se procura comprar citisiniclina ou citisina para deixar de fumar saiba que o seu preço varia em função das condições de mercado, estando sujeito á lei da procura e oferta.
Q2. Posso comprar o Xistab online na Wells?
Apesar da Wells ter preços online competitivos para a maioria dos medicamentos de venda livre, a Wells é uma parafarmácia e não pode vender Xistab, pois é um medicamento de venda exclusiva em farmácias fisicas ou online.
Q3. É possivel ter comparticipação no Xistab?
Não existe comparticipação no Xistab, não sendo um medicamento comparticipado pelo Estado Português: por isso os comprimidos têm um preço elevado. Contudo se tiver receita médica para o Xistab, pode receber reembolso de parte da despesa de custo do medicamento em sede de IRS no ano seguinte. Lembre-se de guardar a receita médica junto do recibo do Xistab, para poder justificar ás finanças o benefício recebido em IRS.
Xistab comentários: conheça as opiniões e reviews dos utilizadores
Qual o preço do Dextazin em Espanha?
Online é possivel encontrar vários fóruns de comentários, opiniões e reviews de usuários de Xistab. Em alguns fóruns online alguns utilizadores opinam que não sentiram qualquer efeito ao tomarem o remédio para deixar de fumar, continuando a sentir muita vontade de fumar ao fim dos 25 dias de tratamento. Contudo existem também comentários de fumadores que conseguiram deixar de fumar com o comprimido Xistab, e reviews em que o medicamento foi uma boa ajuda no processo. Existem ainda internautas destes chats online que comentam que experienciaram alguns efeitos secundários do Xistab como, tonturas, náuseas, mal-estar geral, aumento da tristeza, ansiedade, mal-estar digestivos e dores de cabeça. Em alguns casos estes sintomas foram passageiros, noutros casos obrigou á suspensão do tratamento. Existe ainda, em fóruns online, testemunhos de usuários que combinaram a toma do comprimido de citisiniclina (citisina) com tratamentos de auriculoterapia (vulgarmente conhecido como tratamento para deixar de fumar com o choque na orelha) ou acupuntura e conseguiram deixar de fumar sem sintomas de abstinência da nicotina, sem ansiedade, sem os efeitos secundários do Dextazin e conseguiram manter os resultados por anos, estando sem fumar desde que fizeram o referido tratamento.
Dextazin bula: o folheto informativo do Infarmed
Xistab é um medicamento, e como tal todos os medicamentos, são regulados pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed). Se vai parar de fumar com os comprimidos Xistab é muito importante ler o folheto informativo e ficar a conhecer todas as carateristicas do medicamento e do tratamento. Faça em baixo o download da ficha informativa e conheça ainda alguns dos termos mais pesquisados por utilizadores e internautas.
Tem dúvidas ou comentários sobre o Xistab?
Precisa de falar com um profissional de saúde?
Ligue 212 311 342 | 969 990 656